April 19, 2024

Ex-ministro do GSI Gonçalves Dias presta depoimento à Polícia Federal na sexta-feira

2 min read

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias vai prestar depoimento à Polícia Federal nesta sexta-feira (21), às 9h. Ele será ouvido pela corporação para explicar sua presença no Palácio do Planalto em 8 de janeiro, quando o prédio foi invadido e depredado por vândalos.

Câmeras de segurança do Planalto filmaram Dias ao andar pelo 3º andar do prédio, onde fica o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-ministro aparece interagindo com algumas pessoas que depredaram o prédio e em momento algum faz menção de impedir a ação dos invasores.

As filmagens revelaram, ainda, que servidores do GSI à época teriam facilitado a ação dos vândalos. Em alguns vídeos, agentes aparecem dando água aos criminosos.

Dias pediu demissão do GSI na quarta-feira (19). A partir da revelação das gravações, a situação dele no governo ficou insustentável. O ex-ministro teve uma reunião particular com Lula e decidiu renunciar para evitar um desgaste ainda maior à gestão do presidente.

O depoimento de Dias à Polícia Federal foi uma ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, responsável por uma série de inquéritos na Corte sobre os crimes cometidos em 8 de janeiro. Nesta quinta-feira (20), ele deu 48 horas à corporação para que interrogue o ex-ministro.

Segundo Moraes, as imagens que mostram Dias e servidores do GSI ao interagirem com os invasores “indicam a atuação incompetente das autoridades responsáveis pela segurança interna do Palácio do Planalto, inclusive com a ilícita e conivente omissão de diversos agentes do GSI”.

Além disso, Moraes determinou ao novo chefe interino do GSI, Ricardo Cappelli, que informe em até 24 horas o nome de todos os servidores civis e militares que aparecem nas imagens e quais providências foram tomadas pela pasta contra eles. O ministro ainda mandou a PF esclarecer se analisou todas as câmeras de segurança que captaram os atos de vandalismo de 8 de janeiro.

R7

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.