March 28, 2024

Os 15 países com mais gastos militares em 2022

1 min read

Os gastos militares globais continuam a aumentar. Principalmente por causa da guerra de agressão russa contra a Ucrânia, eles deram um salto de 3,7%, em 2022, em relação ao ano anterior, considerando a inflação.Chegaram ao patamar de US$ 2,24 trilhões (R$ 11,3 trilhões), conforme relatório anual do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (Sipri), um dos principais think tanks globais de segurança, divulgado nesta segunda-feira (24/4).

Assim, pelo oitavo ano seguido, as nações do mundo gastaram mais dinheiro com suas forças armadas do que no ano anterior. Sem considerar a inflação, o aumento seria de 6,5%.

Os Estados Unidos (EUA) continuam liderando a lista, com ampla vantagem, seguidos por China e Rússia. A Alemanha vem em sétimo lugar.

Confira abaixo o ranking:

Mais gastos também devido à inflação

Em cada um desses lugares, no entanto, os gastos com defesa diminuíram como porcentagem da produção econômica nacional.

A discrepância sugere que a expansão econômica ultrapassou os orçamentos nacionais para áreas como defesa, mesmo que os números em dólares possam parecer impressionantes. E a inflação rápida e recorde forçou os governos a gastarem mais.

Com informações de Metrópoles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.